O que é Terapia Holística?

 

Terapia Holística

Muitos perguntam qual é o significado desse termo "holístico" e como ele se relaciona com terapia e também com o Ser Humano.

A terapia holística vê o Ser Humano como um todo, ou seja vê esse ser como um ser completo e complexo, trazendo entendimento e cuidados ao físico, ao emocional, ao espiritual e ao mental. O terapeuta holístico ouve o problema do seu cliente e faz uma conexão com o todo, trabalhando e tratando o sintoma ou a dificuldade de uma maneira ampla, cuidando de todos os possíveis desencadeadores desse problema.

Esta visão, holística e unificadora do homem, da consciência e do universo, nascida em meio à revolução cultural dos anos 60, desenvolveu-se, desabrochando e suavizando a sede da união entre a ciência ocidental e as filosofias orientais. Hoje percebemos as profundas relações e a complementaridade destas duas formas de pensamento e interpretação da realidade, pensamos inclusive que seríamos incapazes de vivermos sem uma delas, pois cada uma satisfaz um aspecto diferente do nosso ser, nos conduzem a uma união com a natureza, e com o próprio processo cósmico universal que pode ser percebido por todos nós.

A Terapia Holística é um conjunto de terapias que visam a promoção da saúde, da prevenção de doenças e seus agravos, do alívio de sintomas, através do cuidado integral do ser humano. Seus componentes, em sua maioria, têm berço na medicina oriental e trazem consigo uma mistura entre o conhecimento prático e científico. Baseiam-se principalmente em métodos de relaxamento, alívio de pontos gatilhos, manipulação de energias e mudanças nos hábitos de vida. E quando unidos aos tratamentos tradicionais, mostram fortes benefícios e vantagens para o paciente.


Por exemplo: um cliente relata ter dores no pescoço e seguidas torcicolos, esse sintoma pode estar relacionado à má postura, calçado inadequado, colchão ruim, travesseiro baixo ou alto, e também pode estar relacionado com a forma que essa pessoa está encarando seus problemas; quando temos dores no pescoço podemos estar diante de uma situação em que não queremos olhar ao redor (por isso o pescoço fica duro) podemos estar diante de uma opinião que não queremos ouvir, significa rigidez de pensamentos, inflexibilidade dos pensamentos, momento em que não aceitamos a visão do outro, não aceitamos mudar de opinião. Também se relaciona com a dificuldade em relaxar, em relação as cobranças dos outros ou mesmo a nossa autocobrança, a pessoa se recusa a ser flexível deixando - se  ter opiniões rígidas, se recusando a alterar hábitos. 

Se você estiver com dor no pescoço ou com torcicolo, pare e pense um pouco. Analise seus últimos atos ou pensamentos contra algo ou contra alguém. Lembre-se de algum episódio durante o seu dia de ontem ou de anteontem. 

Será que você não está sendo teimoso com alguém ou com alguma ideia fixa? Será que você não está sendo insistente demais em querer que determinada pessoa pare de agir daquele jeito que tanto desagrada você? Esse é um ótimo momento pra você começar a meditar... Olhar para si, olhar para dentro de você e de seus pensamentos e sentimentos profundos.

Sempre haverá uma resposta mas, se você não souber saudavelmente voltar atrás e desistir de alguns aspectos negativos da sua conduta, seu pescoço continuará doendo e mostrando que você ainda não consegue olhar para o outro lado da questão. E, literalmente, você não conseguirá olhar para o lado, a não ser que gire o corpo todo. (Que trabalhão, hein?). 

Esse cliente quando procura a terapia holística será tratado de uma maneira ampla, podendo realizar várias terapias como Cristaloterapia, Fitoterapia, Reiki, Cromoterapia, Reflexologia podal, Acupuntura, Mandaloterapia, Fitoenergética, Aromaterapia entre tantas outras que o ajudarão a flexibilizar a forma que ele está lidando com suas dificuldades.

A junção da terapia holística e da medicina tradicional muitas vezes solucionam problemas de maneira brilhante. A terapia holística jamais pode interferir na medicina tradicional e vice versa, já que são maneiras diferentes de olharmos e tratarmos para o mesmo problema. 

Hoje já temos vários tratamentos holísticos sendo oferecidos pelo SUS, recebem muitas vezes a nomenclatura diferente que pode ser terapia integrativa, terapia alternativa entre outros que querem dizer a mesma coisa. E já é um grande passo, pois os próprios médicos tradicionais estão reconhecendo a eficácia de outros tratamentos alternativos, estão 'olhando' para o paciente como um todo e ao mesmo tempo de maneira individual, enxergando o seu paciente como ser único, conectando mente e corpo.


Comentários