Terapia holística é tendência na luta contra “doenças do século”
Temos observado que cada vez mais as pessoas apresentam distúrbios relacionados ao mental, ao emocional e chegam ao físico.
Reiki, cristaloterapia, cromoterapia, aromaterapia, florais de Bach e hipnose clínica são algumas das formas de combater a ansiedade, que atinge 9,3% dos brasileiros.
Com a correria, o estresse e os problemas do dia-a-dia, os nossos pilares de mente-corpo-espírito-emoção acabam entrando em desequilíbrio o que gera ansiedade, causando, ainda, outras doenças como a síndrome do pânico e até depressão. Desde que a ansiedade foi categorizada como uma patologia e inserida na 3ª edição do Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais (DSM), ela mostra-se presente em diversos males, sendo considerada por muitos especialistas a “doença do século”. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil tem a maior taxa de ansiedade do mundo com 9,3% dos brasileiros sofrendo desse mal.
Conhecida como uma medicina alternativa, a terapia holística pode ser uma saída para as pessoas que querem algo a mais que os tratamentos tradicionais muitas vezes não oferecem. Por isso afirmamos que a terapia holística, cada vez mais, tem sido procurada por quem sofre destes males.
Hoje os psicoterapeutas já afirmam que Reiki é um método muito eficaz para combater estes problemas. Durante as sessões de Reiki, por exemplo, que é apenas uma das terapias, o cliente concentra suas energias no relaxamento e na cura. Na medida em que as sessões continuam, torna-se mais fácil manter esse foco. Sendo assim, o cliente pode então começar a utilizar essa habilidade para se acalmar sempre que uma crise estiver prestes a começar.
Conheça como algumas das terapias utilizadas nesses tratamentos de ansiedade e depressão funcionam:
Na técnica japonesa do Reiki, troca de energia é utilizada para revitalizar e harmonizar o corpo, usando as mãos como fonte desta energia para promover bem-estar, felicidade e serenidade.
A cristaloterapia faz uso das pedras e dos cristais, que são escolhidos pela vibração que apresentam, por sua composição química e por suas cores, podendo ser usados diretamente sobre a área afetada do corpo ou através de elixires, ajudando o cliente a se equilibrar e trocar a sua vibração.
Já a cromoterapia pode ser definida como o tratamento que, por intermédio das cores, estabelece o equilíbrio e a harmonia entre corpo, mente e emoções.
A aromaterapia, por sua vez, utiliza óleos essenciais e outros tipos de fragrâncias para também de melhorar o bem-estar físico e psicológico de uma pessoa.
Os florais de Bach também são muito indicados no tratamento de doenças ocasionadas pela ansiedade: os 38 florais serenam algumas emoções negativas no ser humano como a depressão, medo, culpa, terror, pânico, melancolia, tristeza, apatia ou resignação, ciúmes, raiva ou ódio, cansaço, solidão, indecisão, mágoa, ansiedade, pensamento excessivo no futuro ou no passado, tristeza por perda de entes queridos e muitas outros sentimentos.
Por fim, a hipnose clínica, também utilizada por muitos psicoterapeutas, é uma técnica de tratamento que funciona com auxílio do estado de transe ao qual o cliente é induzido. A hipnose clínica auxilia o cliente a encontrar as causas de problemas emocionais, devido a um trauma por exemplo.
São inúmeras técnicas, além dessas citadas, que ajudam as pessoas a se ajudarem, se curarem e se tratarem desses males que fazem parte de grande porcentagem da população brasileira. Sempre é aconselhável que o terapeuta seja escolhido com cautela, para que este saiba o que está fazendo deve ser alguém que estudou e que domina as técnicas que serão utilizadas.
Comentários
Postar um comentário