Metafísica da Saúde
Hoje vamos conversar um pouquinho sobre a metafísica da saúde, esse assunto é de extrema relevância já que através dos sinais físicos que nosso corpo nos mostra, podemos entender e corrigir todas as dores que sofremos.
E é através desse conhecimento que podemos modificar nossos padrões de pensamentos e nossas atitudes e assim termos uma qualidade de vida excelente e sermos felizes.
"A Metafísica compreende os aspectos estruturais e energéticos que coordenam as matérias orgânicas e inorgânicas. É um estudo especial sobre a essência do universo, sua formação e dos seres que nele habitam. Ela nos proporciona uma ótica ampla dos fatores tempo e espaço, bem como do senso do Bem e do Mal, categorias imutáveis e eternas, constituintes das causas primitivas do mundo físico.
O termo metafísica significa: meta = além e física = matéria. Portanto, tudo aquilo que estiver além do físico poderá ser considerado Metafísica. Ela compreende a esfera psíquica, emocional, energética, espiritual e sentimental. A metafísica parte do princípio de que é a alma que organiza a matéria e não o físico que cria a essência.
O termo "metafísica" foi atribuído a Aristóteles, muito embora esse filósofo tenha deixado esse assunto à margem de suas investigações. Essa ciência passou a ser organizada apenas na Idade Média, com o surgimento da Ontologia, uma parte da Metafísica que estuda o problema do Ser enquanto Ser.
A Psicologia contribuiu para uma melhor compreensão da Metafísica, trazendo maiores esclarecimentos acerca da somatização das doenças. A Psicologia iniciou o estudo das interferências emocionais como causa de distúrbios físicos no indivíduo (psicossomática).
Na Califórnia, o estudo da Metafísica se encontra em estágio mais avançado que no Brasil.
Os fundamentos metafísicos não estão distantes da sua realidade; ao contrário é justamente na realidade que se manifestam as causas metafísicas dos distúrbios do corpo. A raiz dos problemas físicos está na atitude interior frente às situações do cotidiano. É a postura da pessoa que determina a saúde do corpo ou desencadeia as doenças que afetam o organismo. De acordo com o órgão afetado e o tipo de alteração que ele apresenta, o corpo revela como a pessoa se encontra na área da vida que se correlaciona com ele. Observando e interpretando seu comportamento, pode-se ter uma noção da sua vulnerabilidade à determinada doença ou o fortalecimento de um determinado órgão.
O corpo é um sensor que acusa o modo como estamos lidando com os acontecimentos. Cada parte dele reflete uma emoção. Todas alterações metabólicas do organismo têm sua origem no desequilíbrio emocional. Na vida somos cercados pelas situações do ambiente que afetam nossas emoções; pode-se dizer que, dependendo do nosso estado emocional, vamos reagir diante dos acontecimentos. De acordo com essas alterações emocionais, vamos manter a saúde ou provocar as doenças.
Todos os acontecimentos que nos cercam, sejam em nossa casa, sejam no ambiente de trabalho, estão ligados a padrões de comportamento desenvolvidos ao longo da vida. Assim sendo, torna-se importante o trabalho de auto observação, a fim de que esses acontecimentos possam ser interpretados, e venhamos a contribuir na identificação dos pontos que estamos deixando de expressar.
Ao adquirir a consciência metafísica de uma disfunção do organismo, obtemos um importante recurso para a reorganização do mundo interno que reflete no ambiente externo e principalmente no corpo em forma de saúde e vitalidade.
Consciente do que está acontecendo com você para que seu corpo adoecer e sabendo quais são as atitudes positivas que estabelecem a saúde física, psíquica e emocional, você tem em suas mãos um importante recurso de auto-ajuda." Valcapelli
A conscientização das causas emocionais das doenças tem ajudado muitas pessoas a reverem e transformarem suas dificuldades interiores; em especial os conflitos internos que, segundo a metafísica da saúde, são causadores das doenças. Com as mudanças desses padrões de comportamentos, podemos acompanhar inúmeros resultados de mudanças de atitudes que resultaram na significativa melhora das doenças.
A linguagem do corpo é a psicologia da correlação mente/corpo, ou seja, o corpo é reflexo da mente.
No Antigo Egito, na Antiga Índia, Tibete, China e Indonésia, esse conhecimento era empírico e passava-se de pai para filho e todos os médicos sacerdotes faziam diagnósticos através dessa correlação. Devido às guerras políticas e religiosas, esse conhecimento foi escondido em templos e em antigas bibliotecas como: Alexandria no Egito, Vaticano e Grécia e somente os Sacerdotes podiam se utilizar secretamente dessa linguagem e de forma velada.
Hoje, a medicina psicossomática se atreveu a recolocar a "mente no corpo" e apontar algumas emoções negativas que causam distúrbios orgânicos. Mas, a linguagem do corpo, por não se afiliar a nenhum dogma, tem respostas mais profundas por não ter medo da "inquisição". Somos uma ciência que médicos, psicólogos e até advogados se utilizam, porém com discrição para não serem "atacados" pela "ciência materialista e cética".
A linguagem do corpo é um diagnóstico exato e fisiológico e, ao ensinarmos como mudar a causa, a pessoa se cura de todas as doenças, incluindo as hereditárias, que são apenas a repetição dos padrões mentais da família.
A autocura é direito de todo ser humano. (Cristina Cairo)
Alguns exemplos de doenças seus motivos e mudança de pensamento que devemos ter, segundo a escritora Louise Hay:
Problema - Ansiedade - sua provável causa é a não confiança no fluxo e no processo da vida - Novo padrão de pensamento: Eu me amo, gosto de meu jeito de ser e confio no processo da vida. Estou protegido.
Problema - Celulite - sua provável causa é a raiva e a autopunição - Novo padrão de pensamento: Perdoo os outros. Perdoo a mim mesmo. Estou livre para amare gozar a vida.
Problema - Diabetes - sua provável causa é o pesar por coisas que poderiam ter acontecido. Grande necessidade de exercer controle. Mágoa profunda. Não tem mais doçura - Novo padrão de pensamento: Este instante está cheio de alegria. Eu agora escolho vivenciar a doçura do dia de hoje.
Problema - Insônia - sua provável causa é o medo. Não confia no processo da vida. Culpa - Novo padrão de pensamento: Tranquilamente desligo-me do dia e entrego-me a um sono, sereno, sabendo que o amanhã seguirá seu rumo natural.
Problema - Obesidade - sua provável causa é o medo, a necessidade de proteção. Fugir dos sentimentos. Insegurança. Auto-rejeição - Novo padrão de pensamento: Estou em paz com meus próprios sentimentos. Estou seguro em meu lugar. Crio minha própria segurança. Eu me amo e gosto do meu jeito de ser.
Aqui deixamos só uma pequena demonstração do quão significativo e vasto é o conhecimento da metafísica da saúde e como a linguagem do nosso corpo deve ser analisada e percebida com atenção.
Namastê
Comentários
Postar um comentário