Meditação sem paradigmas

Olá povo lindo !!!

 Então vamos lá...

 Vamos começar do ponto em que todo mundo diz o seguinte:

- AH!! Isso não é pra mim !!!

Ou :

- Sem chance !!! Não tenho paciência !!!

 Minhas lindezas, o maior paradigma da meditação é achar que é impossível. A dificuldade é começar. Assim como qualquer habilidade, a meditação pode e precisa ser treinada. Se você não pratica exercícios, como corrida, dificilmente completará a corrida de São Silvestre num tempo razoável. Se chegar a completar...

 Se todos que hoje, conseguem meditar, não tivessem insistido em manter uma postura firme para que isso acontecesse, ninguém meditaria. Confesso que eu mesmo tive muita, mas muita dificuldade em meditar, mesmo porque, sempre tive problemas com concentração.

 Posso dizer que os paradigmas estão aí para serem quebrados, ainda mais num processo de expansão. Comecem a vasculhar nas memórias de vocês e com certeza, em algum momento houve uma barreira quebrada. Uma dificuldade, um medo, uma fobia, alguma coisa será encontrada.

 Com a meditação acontece a mesma coisa e muitas pessoas nem tentam praticar. O equilíbrio mental não é apenas um detalhe. Ele é fundamental para a nossa estabilidade emocional. Sem uma mente equilibrada é impossível sermos gentis conosco e com o mundo, é impensável estabelecer relações de empatia. Ter uma mente equilibrada é essencial para a criatividade, o foco e a espontaneidade. Sem isso, fazer o nosso melhor, em qualquer área das nossas vidas, fica realmente difícil.

 A meditação não serve só para monges !!!




 Vamos ao que interessa...

Não vamos ficar aqui enchendo você leitor com coisas óbvias e vamos juntos quebrar esse paradigma de que a meditação é impossível. Temos que aliar a persistência com ferramentas que nos ajudam a quebrar as barreiras que atrapalham no progresso da prática.

 Como já disse, sempre tive muita dificuldade em me concentrar, então vou colocar aqui o que me ajudou a meditar. Não tomem isso como regras, são detalhes que me ajudaram a conseguir chegar em estado meditativo.

 

  • Não se cobrar muito.

 A cobrança atrapalha o resultado pela ansiedade gerada por ela. Você vai ficar nervoso, decepcionado e isso não ajuda nem um pouco. Deixe fluir.

 

  • Lugar tranquilo.

 Para quem mora em grandes centros é difícil, eu sei. Se você tem costume de praticar exercício logo de manhã ou em qualquer outro horário ( de manhã eu acho bacana), em um parque , com certeza você encontrará um cantinho para praticar sua meditação. Em casa, procure um cômodo que seja mais silencioso para facilitar sua vida.

Caso, em ambos os casos ainda tenha dificuldades, use fones de ouvido com músicas relaxantes para meditação. Você encontra fácil na internet.

 

  • Use a respiração

 A respiração é fundamental para uma boa meditação, tanto para relaxar quanto para concentrar.

Relaxar porque, controlando a respiração em um modo estável, num ritmo suave e importante : pelo nariz, você diminui o stress e ansiedade e consegue relaxar. Concentrar porque, prestando atenção na respiração, surge um modo de focar a atenção em algo que não está atormentando seus pensamentos. Se estiver usando um fone de ouvido, fique atento ao volume para não atrapalhar.

 

  • Postura

 Nada de deitar em uma cama de pregos ou colocar as pernas atrás do pescoço ! A postura melhor, é aquela em que você se sente confortável!

Como você vai se concentrar sentindo incomodo ou dor?

Uma poltrona confortável, com os pés no chão e as mãos sobre as pernas, no meu caso foi a melhor posição. Cuidado com o conforto para não te fazer cochilar, esse não é o intuito.

 

  • Limpar a mente

 Esse papo não existe... É impossível esvaziar a cabeça. Vamos imaginar que nossa mente fosse um computador: Temos milhões de pensamentos transitando em nossa mente como se fosse um servidor e não dá pra deletar tudo. O objetivo é fazer com que organizemos todas as informações, pensamentos, tarefas em pastas. Por isso é tão difícil começar. Depois desse processo, o barulho vai diminuindo como se fosse uma faxina. Reviramos a casa pra depois curtir tudo limpinho.

 

  • Preocupação com o tempo

 Aqui vai a dica derradeira de qual o tempo ideal de ficar meditando... Não tem tempo ideal !!!

No começo é difícil ficar muito tempo, é normal, então o que aconselho é colocar um timer próximo à você. Primeiro para que não se preocupe com o tempo e segundo para que você use de parâmetro, assim pode ir aumentando o tempo de meditação gradativamente. Comece com 10 minutos e vai aumentando de 5 em 5 minutos até chegar no tempo que você acha melhor.

 Espero que eu tenha ajudado de alguma forma e lembrando que, as dicas mencionadas aqui serviram para mim e não são regras. As barreiras estão aí para serem quebradas e se você encontrar outras maneiras de se encontrar, fico muito satisfeito !!! Esse é o objetivo !!!

 

Grande abraço apertado !!!

 

 

 

Comentários