O que é Reiki?


 O QUE É REIKI?

O significado da palavra Reiki: 

Reiki é a energia natural, harmônica e essencial a todo ser vivo. É a dádiva da Luz às criaturas vivas. Reiki é a energia vital (Ki), direcionada e mantida pela Sabedoria Universal (Rei).

“Rei” é a Sabedoria Universal, a Fonte Primeira, o Criador, a Chama, o Buddha, Cristo, Brahma, a Ordem Natural, o Todo, Tupã, a Energia. Cada civilização, cada cultura, em seu tempo e costume, conheceu ou conhece por um nome diferente.

“Ki” significa Energia Vital, em japonês. Alguns chamam de Prana, os chineses de Chi, os egípcios de Ka, os gregos de Pneuma, os judeus de Nefesh, os kahunas da Polinésia chamam de Mana, os russos de Bioenergia, os alquimistas de Fluido da Vida e os cristãos de Luz ou Espírito Santo.

Diferentes culturas em tempos diferentes criaram diversos métodos de captação e aplicação desta energia, como a Acupuntura, o Pranayama, o estudo do Torá, o passe Espírita, a benção Cristã e a Pagelança dos xamãs. O Reiki é um método que permite canalizar e transmitir esta energia através das mãos, equilibrando e harmonizando o receptor nos níveis físico, mental, emocional e espiritual.

Energia manifestada e energia não manifestada

A palavra japonesa Reiki significa a união da energia não-manifestada com a energia manifestada ou energia da matéria física: “O que está em cima é como o que está embaixo”- vamos ver isto diversas vezes em publicações a respeito.

Rei é a energia cósmica ou divina, que fica além (acima) das camadas mais densas da Terra e Ki corresponde à energia manifesta na matéria densa e por conseqüência, no homem. Se quem tivesse decodificado o Reiki fosse outra pessoa senão o Dr. Mikao Usui, de origem japonesa, uma pessoa de outra nacionalidade, certamente teria dado um nome diferente, mas com o mesmo significado ou significado semelhante. Todavia, o Reiki por si só é um mantra. Por ser muito antigo, seu nome deve ser mesmo anterior ao seu decodificador. A simples pronúncia entoada em forma de evocação, como nos mantras em geral, faz com que a energia se manifeste. Para explorar mais este entendimento, pense que Rei é a sabedoria sutil que está em todas as coisas, animadas ou inanimada.

Em nível do humano, Rei atua como energia harmonizadora, nutritiva, curativa, orientadora e elucidativa, conforme a necessidade da situação do ser humano naquele momento e em todos os tempos, independente de se conhecer o Reiki ou não. É a energia que reina no Universo e atua sobre todas as coisas. Ki, por sua vez, é a energia que anima todas as coisas vivas e está fluindo em todos os seres vivos, incluindo minerais, vegetais, animais e seres humanos. Ao se pronunciar a palavra em sua devida entonação, a energia pertencente a Reiki vibra e entra em ressonância, atuando canalizadamente.

A energia Reiki não vem do terapeuta, mas da Fonte Universal. O agente de cura é o canal através do qual a energia flui chegando onde é necessária. Ela penetra o canal (reikiano) principalmente pelo chakra coronal, localizado no alto da cabeça, se concentra no coração do doador e flui através das mãos. É necessário que o canal de Reiki receba a Iniciação ou Sintonização adequada feita por um Mestre Reiki durante os cerimoniais de Iniciação, para que não corra o risco de passar a sua própria energia, o que poderá causar uma perda de vitalidade ao canal, sem contar que energias possivelmente negativas vindas do receptor possam igualmente prejudicá-lo. No caso da energia Reiki só existe um caminho: do canal ao receptor.

Os 5 Princípios do Reiki 

1. Só por hoje, não me preocupo

2. Só por hoje, não me irrito nem critico

3. Só por hoje, agradeço minhas bençãos e sou humilde

4. Só por hoje, ganho a vida honestamente

5. Só por hoje, sou gentil e amável com todos os seres vivos

Mikao Usui selecionou cinco frases de algumas linhas de ensinamentos e  as colocou na prática do Reiki. A razão disto é que Usui sensei observou que algumas pessoas após sanarem suas doenças físicas com tratamentos de Reiki, retornavam com outros problemas de saúde. Desta forma, percebeu que para que a cura física seja efetiva, a cura mental se faz necessária.

Os antigos praticantes de Reiki recitavam o Gokai (5 princípios do Reiki)  pela manhã e à noite juntamente com os poemas do Imperador Meiji, prática esta que diferenciava os "reikianos" de praticantes  de outras modalidades de cura.

São um chamado a questionar de maneira profunda, nossa própria conduta e a abandonar nossos costumes antigos e carentes de sentido.Os cinco princípios provocam, e deste modo estimulam a uma maior reflexão.

O Reiki e a cura

O Reiki visa a cura integral. Através dele podemos tratar as desarmonias do corpo físico, mental e emocional. Atuando sobre nossos centros energéticos, os chakras, sobre nossa malha magnética, os meridianos que envolvem o corpo físico; e da aura, a luz que nos mantém, a energia Reiki equilibra e restabelece a circulação da energia vital, corrige desvios nos padrões mentais do inconsciente, ativa o poder de restabelecimento do corpo físico através das glândulas endócrinas e dos órgãos e nos reconecta com o Espírito Universal.

Curar-se é conhecer-se, aceitando nossas imperfeições e nos perdoando, valorizando nossas qualidades e fazendo bom uso delas. Este é o sentido holístico da cura. É a cura integral. A manifestação física de uma doença é apenas o resultado de desequilíbrios mentais e emocionais, conscientes e inconscientes, que precisam ser trabalhados e compreendidos. Através do Reiki podemos ativar nosso poder de cura e receber a ajuda que precisamos para corrigir estes desequilíbrios. A energia Reiki age sobre todo nosso sistema energético, mental, emocional, físico e espiritual. 

O Reiki trabalha com a Energia Vital, que é uma energia natural a todo ser vivo, portanto não causa danos em nenhum sentido. Entretanto, devemos entender que ao iniciarmos um processo de cura, estamos mudando algo estabelecido e tido como certo. Isto certamente mexerá com nossas emoções e com nossos padrões de pensamento. Pessoas sem compreensão dos processos de cura holística – ou seja, a cura integral – podem interpretar mal o que vêm a sentir.

Iniciação ou Sintonização

A Iniciação ou Sintonização é a abertura dos canais do futuro doador para recebimento da energia Reiki, através de quatro atos cerimoniais para o Primeiro grau, um ato cerimonial para o Segundo Grau e um ato cerimonial para o mestrado, entre os alunos e o Mestre. É como uma cirurgia espiritual, onde serão desobstruídos os dutos por onde a energia correrá e será carreada através das mãos para o receptor. 

O funcionamento do reiki

Ao colocar as mãos sobre alguém com o intuito de utilizar a energia Reiki, o agente de cura mescla-se à Energia Cósmica, porque a coisa não funciona como nos casos de passes magnéticos, das massagens terapêuticas ou prânicas ou de qualquer outra forma de cura através das mãos, onde se usa a própria energia Ki. A energia Ki á automaticamente modificada ao entrar em contato com a energia Rei, liberando-se de todas vibrações pessoais que poderia conter. Este fator é muito positivo, pois nem sempre um agente de cura está com suas vibrações perfeitamente em ordem, e estas poderiam de alguma forma prejudicar o receptor, bem como prejudicar o doador ou agente de cura com as energias negativas que o receptor poderia enviar ao agente de cura.

Os efeitos da energia Reiki :

- Equilibra as energias do corpo

- Equilibra os órgãos e glândulas e suas funções corporais

 - Relaxa e reduz o stress

- Potencializa a energia vital

 - Fortalece o sistema imunológico

- Alivia a dor

- Libera as toxinas

- Libera bloqueios e emoções reprimidas

- Amplia a consciência pessoal e facilita os estados meditativos

- Trata holisticamente

- Promove o potencial de recuperação natural da saúde

A energia Reiki é:

- Energia divina de amor compassivo e incondicional

- Uma arte de terapia simples, segura e universal

- Uma revitalização e harmonização do corpo e da mente

- Uma maneira fácil de toque com as mãos

- Uma experiência de transformação única

- Uma chave que conduz à luz

- Uma energia amorosa e inteligente

- Ativação de energia vital

- É independente de qualquer religião e compatível com qualquer outro tratamento

O Reiki não é:

- Uma religião, filosofia ou credo

- Massagem

- Um dogma ou uma doutrina

- Imposição de mãos

- Um passe espiritual ou magnético

- Magia

- Uma terapia verbal

- Poder mental

- Ponto de compressão

- Fenomenologia

- Mediunismo

- Para ser recebido só quando se está doente

A energia Reiki pode ter aplicações em:

- Autotratamento

- Tratamento de outras pessoas, animais ou plantas

- Aliviar rapidamente dores físicas

- Ajudar, prevenir e tratar distúrbios

- Equilibrar o corpo, a mente e as emoções

- Liberar bloqueios

- Desintoxicar

- Equilibrar os chakras (centros de energia)

- Relaxar

- Aumentar a autoconfiança

- Promover a paz interior

- Aumentar a concentração

Vantagens e benefícios da energia Reiki:

- O Reiki se encontra ao alcance de todos inclusive de crianças, anciãos, grávidas e pessoas doentes.

- Todos podem ser canais de Reiki, não existe limite de idade nem condição prévia alguma exigida.

- O treinamento da técnica não é demorado podendo cada Grau ser ensinado em seminários de um ou dois dias.

- É uma técnica segura, sem efeitos colaterais ou contra-indicações, compatível com qualquer tipo de terapia ou tratamento convencional.

- Não é composto por um sistema religioso, filosófico, com restrições e tabus.

- Não utiliza talismãs ou qualquer objeto para sua aplicação prática.

- A técnica não fica obsoleta, sendo a mesma há milhares de anos.

- Após a sintonização energética ocorrida durante o encontro com o Mestre Reiki, pode-se aplicar Reiki imediatamente, pelo resto de sua vida. Mesmo que por um longo período não o faça, não há necessidade de nova ativação para o mesmo nível.

- A energia não é polarizada, sem positivo ou negativo (Yin e Yang).

- O Reiki é como ondas frequenciais e pode ser aplicado no local ou à distância com o mesmo sucesso.

- Rompe o tempo e espaço, permitindo reprogramar eventos passados e coordenar eventos futuros.

- A energia não é manipulativa, o terapeuta simplesmente coloca as mãos e a energia flui na intensidade e na qualidade determinada por quem a recebe.

- Não é necessário despir o paciente durante a aplicação, pois a energia penetra através de qualquer coisa.

- O terapeuta não precisa conhecer o diagnóstico da patologia para efetuar com sucesso o tratamento.

- O Reiki energiza e não desgasta o terapeuta, pois a técnica não utiliza o "chi" ou "ki" do praticante, e sim da Energia Vital do Universo.

- O Reiki atende a pessoa de forma holística, nos corpos físico, emocional, mental e espiritual, não visando apenas suprimir a patologia, mas à volta a um estado natural e desejável, de bem estar e felicidade.

- A prática Reiki está inserida no contexto das práticas terapêuticas alternativas reconhecidas pela Organização Mundial da Saúde (O.M.S.), no Brasil já existem muitas unidades de atendimento do SUS que oferecem tratamento com terapias alternativas incluindo o Reiki.

Reiki: uma religião ou não?

O Reiki não é religião do ponto de vista religioso, dogmático, não. Do ponto de vista do sentido da palavra, sim. A palavra religião vem do latim “religare” que significa religar-se, ou seja, tornar-se uno com Deus ou como se compreende a Divindade. Este é exatamente o trabalho que Reiki exerce através de sua prática.

Reiki não é uma religião, portanto quem for iniciado em Reiki não precisa abdicar da religião a que esteja ligado. O Reiki vai ajudá-lo mais ainda na sua fé e em seu fervor, porque manifesta a presença de Deus em seu coração.

O trabalho da energia Reiki

O Reiki proporciona a cura de forma sutil e profunda. De uma maneira clara e resumida, o Reiki atua em nível profundo, onde irá atingir a causa de todos os problemas. O Reiki trabalha no aqui e no agora, tempo-espaço para onde nos conduz imediatamente. Sendo assim, concentra todas as emanações, equilibradas ou não, do passado, do presente e do futuro, para um único ponto e momento, que é onde estamos. Desta maneira, ficamos temporariamente fora de lugar e de tempo. Muitas pessoas têm visões ou sensações de vidas passadas, presentes ou futuras durante a sessão de Reiki por causa disso. Uma vez concentrando tempo e espaço, o Reiki promove o alinhamento dos nossos corpos, por 

A energia Amor, que é Reiki, é poderosa arma transformadora. Onde penetra, esta energia ajusta as partes, conserta o que está quebrado, dissolve o que está obstruído, harmoniza as polaridades, enfim todo nosso ser, de modo a agir e vibrar em sintonia com o Universo. Durante as aplicações e tratamentos feitos com o Reiki, que poderia ser por toda a nossa vida e mais um pouco, todas as nossas enfermidades, tanto físicas, quanto emocionais, mentais e espirituais, vão se dissolvendo, transformando-se  e nos transformando. Os males menores, os males físicos, são os primeiros a serem atingidos e é por isso que temos tantos registros de curas físicas surpreendentes através do Reiki. Considere-se também o fato de que muitos receptores são extremamente sensíveis à energia Reiki, e resultados satisfatórios, senão surpreendentes são conseguidos apenas nas quatro aplicações iniciais.

O Reiki é isso: Amor – Caridade – Doação. 

Namastê


Comentários